A ICC Brasil continuará acompanhando de perto os desdobramentos do anúncio americano e avaliando os impactos para nossos associados e setor privado brasileiro, sempre procurando maneiras de fortalecer a economia brasileira globalmente.
Acompanhamos com atenção na última semana o anúncio do governo americano de elevação sistemática de suas tarifas comerciais. Para a ICC (International Chamber of Commerce) – uma organização criada há mais de 100 anos justamente para promover e fortalecer o comércio global e que atua no Brasil há 10 anos, representando mais de 200 associados do setor privado – a nova política dos EUA é um choque para o sistema global e coloca as tarifas americanas em um nível não visto desde 1930.
Esse choque, no entanto, não precisa resultar em uma crise sistêmica. A reação dos demais países determinará o tamanho do impacto da decisão americana. A ICC tem reforçado com os demais governos a necessidade de negociações e não agravamento das tensões na medida do possível – retaliações tarifárias em grande escala resultarão em perdas para todos.
Como país, ainda precisaremos avaliar claramente os impactos para nosso comércio. Mas podemos destacar alguns pontos relevantes que devem ser trabalhados tanto pelo governo quanto pelo setor privado. 1) Modernização das ferramentas e estratégia de defesa comercial. É preciso que o país tenha à disposição mecanismos eficazes para negociações. Um exemplo é o Projeto de Lei da Reciprocidade Econômica (PL 2088/2023), que, se adequadamente aplicado, oferece instrumentos importantes que podem em negociações e movimentações dos setores público e privado. 2) Precisamos ampliar nossa rede de acordos comerciais. O país necessita de um leque robusto de parceiros que possam ser mercados economicamente relevantes para nossas empresas. A finalização do acordo União Europeia-Mercosul se torna ainda mais importante, assim como avaliar aproximação com México, Canadá entre outros países. Além disso, devemos avaliar uma modernização do Mercosul, incluindo de sua Tarifa Externa Comum (TEC). 3) As medidas anunciadas pelo governo americano são um claro desafio ao sistema global de comércio baseado em regras. Além de qualquer medida bilateral, precisamos que o Brasil (e os demais países) redobrem seu apoio ao multilateralismo, incluindo esforços para que o sistema atual seja modernizado e revitalizado.
Para que as empresas tenham sucesso e continuem gerando empregos, segurança, estabilidade e um ambiente de negócios saudável são fundamentais. A ICC Brasil continuará acompanhando de perto os desdobramentos do anúncio americano e avaliando os impactos para nossos associados e setor privado brasileiro, sempre procurando maneiras de fortalecer a economia brasileira globalmente.