• 15/10/2020

A ICC Brasil e a Convergência pelo Brasil convidam para a série de webinars “Agenda Prática para a Retomada Verde”, cujo objetivo será discutir e propor caminhos para concretizar ações que potencializem o crescimento econômico brasileiro com foco no meio ambiente.

O primeiro webinar teve como tema “Precificação de carbono: Oportunidades e riscos para o Brasil em uma economia de baixo carbono”, com a participação do ex-ministro da Fazenda e signatário da Convergência pelo Brasil Joaquim Levy; do diretor de Política Internacional da International Emissions Trading Association (IETA), Stefano de Clara; e do diretor de Finanças Sustentáveis da SITAWI, Gustavo Pimentel; além de moderação da Diretora Executiva da ICC Brasil, Gabriella Dorlhiac.

O segundo encontro discutiu a construção de uma reforma tributária verde contou com a participação do ex-ministro da Fazenda e signatário da Convergência pelo Brasil, Gustavo Krause; da especialista-sênior em políticas públicas do Observatório do Clima, Suely Araújo; e do especialista-chefe em política fiscal ambiental do FMI, Ian Parry, além da moderação da Diretora Executiva do iCS, Ana Toni.

O terceiro webinar da série, por sua vez, debaterá o futuro do comércio internacional e barreiras climáticas, com a participação do ex-ministro da Fazenda e signatário da Convergência pelo Brasil, Pedro Malan, do CEO da Klabin, Cristiano Teixeira, e do diretor-adjunto de Comércio e Investimentos da ICC, Damien Bruckard, além da moderação da Diretora Executiva da ICC Brasil, Gabriella Dorlhiac, e da Diretora Executiva do iCS, Ana Toni.

O evento será transmitido ao vivo no dia 10 de dezembro, das 9h às 10h30 (horário de Brasília) pelo canal do YouTube da ICC Brasil, em inglês, com tradução simultânea. As inscrições podem ser realizadas aqui.

 

HISTÓRICO

A série de webinars “Agenda Prática para a Retomada Verde” marca a parceria entre a ICC Brasil e a Convergência pelo Brasil com o objetivo de ajudar o Brasil a encontrar e adotar caminhos que levem a uma atividade econômica sustentável.

A ICC Brasil é o braço no país da International Chamber of Commerce (ICC), maior organização empresarial do mundo, e traz todo seu know-how para o debate devido ao seu alcance global e acesso a importantes agentes privados e públicos sobre os temas que serão discutidos. Globalmente, a ICC é a porta-voz oficial do setor privado nas COPs e é a única organização empresarial com assento de observador da Assembleia-Geral da ONU.

A série de webinars também marca a segunda fase da Convergência pelo Brasil, projeto que reuniu de maneira inédita 18 ex-ministros (a) da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central num movimento suprapartidário e que culminou na publicação de uma carta com o objetivo de trazer ao primeiro plano a questão ambiental como fundamental para o país entrar numa rota de crescimento econômico sustentável.

A divulgação da carta ocorreu no dia 14 de julho passado e foi assinada por Alexandre Tombini, Armínio Fraga, Eduardo Guardia, Fernando Henrique Cardoso, Gustavo Krause, Gustavo Loyola, Henrique Meirelles, Ilan Goldfajn, Joaquim Levy, Luíz Carlos Bresser-Pereira, Maílson da Nóbrega, Marcílio Marques Moreira, Nelson Barbosa, Paulo Haddad, Pedro Malan, Pérsio Arida, Rubens Ricúpero e Zélia Cardoso de Mello.

Share