• 18/11/2016

Autor: Fábia Galvão

No dia 22 de novembro, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) promovem no Rio de Janeiro (RJ) um seminário sobre o Tratado e Cooperação em Matéria de Patentes (PCT), do qual o Brasil e outros 107 países são signatários. O objetivo do evento, que vai reunir representantes da indústria, do governo e do universo acadêmico, é debater a relevância do acordo para as empresas brasileiras e qual é o papel do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) na sua implementação. 

Para João Emilio Gonçalves, gerente executivo de política industrial da CNI, é fundamental debater e difundir as possibilidades de uso do PCT pela relevância dessa ferramenta para a proteção do conhecimento numa escala global. “Esse Tratado facilita o pedido de proteção patentária em vários mercados, reduzindo os custos e estimulando a internacionalização de empresas inovadoras brasileiras”, explica o gestor. 

As inscrições para o seminário sobre o PCT são gratuitas, limitadas e podem ser feitas aqui. O evento acontece na sede da OMPI, localizada na Rua Farme de Amoedo, 56, 7º andar, no bairro de Ipanema (Rio de Janeiro). Confira a programação do evento sujeita a alterações:

 

Terça-feira, 22 de novembro de 2016

9.00 Recepção

 

9.15 Cerimônia de Abertura

        Palestrantes: Sr. João Emílio Gonçalves, Gerente Executivo da Unidade de Política Industrial, Confederação Nacional da              Indústria (CNI), Brasília, Sr. Luiz Otávio Pimentel, Presidente, Instituto National da Propriedade Industrial (INPI), Rio de Janeiro (a      confirmar).

 

9.30 Visão Geral do Sistema PCT - Características Básicas

         Palestrante: Sr. José Graça Aranha

 

10.00 O Papel Desempenhado pela OMPI no Sistema Internacional

(a) Orientações Práticas

(b) O Exame do Pedido Internacional

          Palestrante: Representante da Seção de Serviços dos Escritórios, Divisão de Cooperação Internacional do PCT, Departamento de Assuntos Jurídicos e Internacionais do PCT, Setor de Patentes e Tecnologia, OMPI, Genebra (por videoconferência)

 

10.30 Debates

 

10.45 Coffee break

 

11.00 A importância do Sistema PCT para as Empresas Brasileiras

           Palestrante: Sr. João Emílio Gonçalves

 

11.30 Experiência no INPI como Autoridade Internacional de Busca (ISA) e Autoridade Internacional de Exame Preliminar (IPEA).

           Palestrante: Representante do INPI, Rio de Janeiro

 

12.00 Debates

 

12.15 Encerramento

 

 

Share