A ICC Brasil e a WayCarbon, com apoio do UK PACT Brasil, lançaram o segundo relatório técnico da iniciativa “Suporte ao Governo Federal por meio da análise de um framework do mercado de Carbono no Brasil”. O documento, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV/MDIC), oferece subsídios para a regulamentação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), com foco na integração de unidades de compensação no sistema regulado.
O relatório apresenta uma análise comparativa de sistemas internacionais, como os da Califórnia, Coreia do Sul e União Europeia, e propõe critérios a serem considerados pelo Órgão Gestor do SBCE para a integração de registros de compensações no Registro Central. O documento é resultado de intensa coleta e análise de documentos, entrevistas com atores globais e oficinas com representantes do setor privado e sociedade civil, conduzidos desde junho de 2024.
A iniciativa reforça a importância do engajamento entre governo, setor privado e sociedade civil para o sucesso do mercado de carbono regulado, contribuindo para a descarbonização da economia e o desenvolvimento socioeconômico do país.
Confira a íntegra do relatório aqui.