A ICC Brasil lançou hoje, durante a terceira edição da ICC Integrity Conference: Going Beyond Compliance, a versão em português do ICC Guidelines on Whistleblowing 2022 da ICC Global.
A publicação oferece orientação prática para ajudar as empresas a estabelecer e implementar um sistema de gestão de denúncias. A nova edição incorpora a prática atual das empresas membros da ICC e está alinhada com os principais instrumentos jurídicos internacionais, bem como com padrões globais e melhores práticas. Reforça, ainda, que o sistema de gestão de denúncias deve fazer parte do ambiente cultural e da governança da empresa.
A tradução do documento para o português, que recebe o nome de “Diretrizes da ICC para Denúncias 2022”, é uma iniciativa da Comissão de Integridade e Responsabilidade Corporativa da ICC Brasil e contou com o apoio do Pinheiro Neto Advogados e da ICC Portugal.
O painel de lançamento contou com a participação de Manuel Castelo Branco, Advogado do Linklaters e Co-Chair do GT de Whistleblowing da ICC Global, Camila Gualda Araujo, Diretora de Governança, Riscos e Conformidade na Eletrobras, Leonardo Lopes, Sócio e líder de Forensic Services da PwC Brasil, José Guilherme Berman, sócio do BMA Advogados, e José Alexandre Buaiz Neto, Sócio do Pinheiro Neto Advogados e Secretário Executivo da Comissão de Integridade e Responsabilidade Corporativa da ICC Brasil.
Confira a publicação aqui.