A ICC Brasil promoveu o 5º Encontro O Brasil Quer Mais (BR+), que ocorreu presencialmente em São Paulo, no dia 09 de novembro de 2023. O encontro trouxe especialistas e líderes do setor privado para debater sobre o desenvolvimento do nosso país e o futuro que queremos construir. O evento teve como pano de fundo o cenário global em constante transformação, em que surgem oportunidades únicas para o Brasil liderar e ocupar um papel de destaque, como a presidência no G20 em 2024 e da COP30 em 2025. Mas se o Brasil quer mais, é preciso ir além, tornando a economia brasileira mais integrada ao mundo.
A abertura do evento contou com mensagens do Secretário-geral da ICC, John Denton, e do presidente da ICC Brasil, Daniel Feffer, que destacaram as potencialidades do Brasil na maior projeção internacional e inserção no comércio global.
Em seguida, foram realizados dois painéis com tópicos relevantes para integração econômica do Brasil. O primeiro, “O Brasil como protagonista na economia verde”, moderado por Keyvan Macedo, Diretor Global de Sustentabilidade da Natura &Co, teve participação de Mariana Barbosa, Diretora Jurídica e de Relações Institucionais da Re.green, Ricardo Politi, Diretor de Investimentos e Inovação da Amazon Investor Coalition Percy Soares Neto, Diretor Executivo da ABCON SINDCON e Jorge Soto, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem. No painel, além do potencial natural do Brasil nessa agenda, foram abordados desafios como o acesso a saneamento e a necessidade de incentivos para pesquisa e inovação em novas tecnologias para a transição para uma economia de baixo carbono.
“A Amazônia corresponde a 10% da biodiversidade global e 20% da água doce mundial. Precisamos criar mecanismos financeiros para viabilizar as soluções baseadas na natureza e colocar nossos ativos verdes no centro da agenda de desenvolvimento econômico. E explorar o protagonismo brasileiro não só por ter esses ativos e exportar conhecimento nesse sentido, mas também pelo potencial de distribuição e geração de renda, estabilidade de clima e preservação da biodiversidade”, afirmou Ricardo Politi, da Amazon Investor Coalition.
O painel seguinte, intitulado “O caminho estratégico de projeção internacional do Brasil: reformas estruturantes e prioridades de país”, debateu os fatores que impactam a competitividade do país e a relação com o Custo Brasil, além do papel das parcerias público-privadas na implementação de reformas estruturantes. Participaram da discussão Carlos Almiro, Diretor de Relações Institucionais, Sustentabilidade e ESG, BRK Ambiental, Marcos Troyjo, Economista, Cientista Político, Transformational, Leadership Fellow da Universidade de Oxford e Rogério Caiuby, Conselheiro Executivo do Movimento Brasil Competitivo e, como moderadora, Manoa Steinberg Ostapenko, Diretora de Tax Legal & Politics na Bayer.
No evento também houve o lançamento da terceira edição do estudo “Oportunidades para o Brasil em Mercados de Carbono 2023”, realizado pela ICC Brasil em parceria com a WayCarbon. O estudo faz uma análise única dos potenciais impactos do estabelecimento do mercado regulado brasileiro, destacando como a adoção dessa política poderia mitigar os possíveis efeitos negativos à competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional causada pelas taxas de mercados regulados estrangeiros. O painel de lançamento contou com a participação do CEO da WayCarbon, Felipe Bittencourt, e foi moderado por Betânia Vilas Boas, Coordenadora de Estratégia Climática e Net Zero do Itaú Unibanco. Confira aqui a publicação.
Agradecemos uma vez mais o apoio de AES Brasil, Demarest Advogados, Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Itaú, KPMG, Marfrig, Natura & Co, Santander, Schneider Electric, Shell, Tauil & Chequer associado a Mayer & Brown, Trench Rossi Watanabe Advogados na elaboração desta terceira edição da publicação.
O 5° Encontro O Brasil Quer Mais contou com o apoio do Itaú Unibanco e da BRK.
Quer saber mais sobre as iniciativas da ICC Brasil e como contribuir para um futuro mais próspero e sustentável? Entre em contato conosco em iccbrasil@iccbrasil.org.