No dia 04 de julho, a ICC Brasil, a Aliança Brasil 4.0 e o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) lançaram a plataforma Hub i4.0, desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT). O objetivo do Hub i4.0 é fomentar o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil, reunindo dados e informações qualificadas sobre o tema. Facilitando a conexão entre empresas e provedores de tecnologia, o portal tem a missão de tornar-se uma ferramenta de compra e venda de serviços e de atração de financiamento.
O lançamento contou com a presença do Ministro Marcos Jorge do MDIC, que destacou a importância da interação público-privada no desenvolvimento de novas tecnologias. Para ele, “por meio da parceria entre a iniciativa privada e o governo, daremos um grande passo no avanço tecnológico e na indústria 4.0 no país”. Ele também ressaltou o papel da plataforma Hub i4.0 como instrumento desse diálogo intersetorial. “Este portal atuará como o conector de diversos públicos e áreas de conhecimento, criando comunidades e promovendo networking de atores que não se conheceriam facilmente de forma off-line”.
Para o presidente da ICC Brasil, Daniel Feffer, o Hub i4.0 democratizará o acesso aos conteúdos e inovações gerados pela indústria 4.0. Ele destacou a importância desse conhecimento atingir as PMEs (pequenas e médias empresas) para o desenvolvimento brasileiro. Segundo ele, “o acesso das pequenas e médias empresas a essas informações é o que aumentará a produtividade nacional. As grandes empresas conseguem obter esse conteúdo no exterior, diferentemente das PMEs”.
No evento estiveram presentes representantes de mais de 30 organizações, entre as quais estavam as membras da Aliança Brasil 4.0, compromisso público lançado pela ICC Brasil em março deste ano, no World Economic Forum (WEF). A iniciativa já conta com as seguintes empresas signatárias: ABB, ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Adobe, Agrosmart, AWS, BASF, BSA – The Software Alliance, CNI – Confederação Nacional das Indústrias, Deloitte, Grupo Stefanini, HP, IBM, Investe São Paulo, Microsoft, Minitab, Qualcomm, SAP, Schneider Electric, Siemens e Totvs. Esse projeto faz parte das iniciativas da Comissão de Economia Digital da entidade, que tem como um de seus objetivos ajudar a indústria brasileira a ser inserida na cadeia de valor mundial via tecnologias 4.0.