Lançado no âmbito da Comissão Bancária Global da ICC, o grupo de trabalho “Digitalisation of Trade Finance” terá como objetivo de promover a transformação digital do setor de trade finance, a partir da criação e adoção de um padrão global para as operações digitais de financiamento ao comércio internacional no mundo.
Trata-se de iniciativa que visa tornar o processo do financiamento ao comércio cada vez mais independente de documentos de papel, legalizando processos eletrônicos, diminuindo as incertezas sobre os padrões adotados e criando quadros legais e regulatórios que contemplem essas questões.
A governança do grupo terá na presidência, Michael Vrontamitis, Global Head of Trade, Product Management Transaction Banking do Standard Chartered Bank e na vice-presidência, Alexander Goulandris, co-fundador e CEO do essDOC. O grupo ainda contará com a coordenação de David Bischof – Senior Policy Manager of the Banking Commission – que supervisionará as atividades do dia a dia.
Além disso, o working group servirá como ponto focal junto a atores externos como a World Trade Organization e a World Customs Organization (WCO).
O grupo atuará em três frentes de trabalho:
1. “E-compability” dar regras ICC para trade finance
O grupo avaliará as regras do ICC, como a Uniform Customs and Practice for Documentary Credits (UCP), a fim de verificar a compatibilidade eletrônica e garanti-la. O objetivo é permitir que bancos aceitem dados em vez de documentos.
2. Padrões e Regras
A fim de eliminar a incerteza da indústria e acelerar a absorção da digitalização, o grupo desenvolverá um conjunto de padrões mínimos para a conectividade digital dos provedores de serviços – particularmente sobre aspectos legais, responsabilidade, segurança da informação e tecnologia.
3. Status Legal/Jurídico
O grupo examinará as questões legais e práticas relacionadas à validade e ao valor dos dados e documentos em formato digitalizado. Por exemplo, será realizada uma pesquisa para compreender como os direitos de terceiros se comparam em versões eletrônicas e em papel de Bills of Lading (eB/Ls).