Na 13ª edição do World Chambers Congress, que aconteceu dos dias 21 a 23 de junho, a ICC realizou uma cerimônia de assinatura simbólica do Manifesto de Genebra, liderada pelo secretário-geral da ICC, John W.H. Denton AO.
A declaração trata sobre o comprometimento da organização em redobrar seus esforços para fazer a diferença na economia real e construir um sistema moderno que sirva como uma força motriz para a inclusão econômica – especialmente ao empoderamento econômico das mulheres –, para a cooperação global e o desenvolvimento sustentável. Para isso, a ICC se compromete em expandir as ferramentas para ajudar o setor empresarial, incluindo as pequenas empresas, a se adaptar às novas situações globais.
Os envolvidos no Manifesto urgem a todos os governos que também renovem seu compromisso com o comércio baseado em regras, na cooperação internacional efetiva e no respeito ao direito internacional. O compromisso vem em um momento de tensões geopolíticas intensificadas, com perguntas sobre o futuro da cooperação internacional e do comércio global. O manifesto destaca a preocupação da comunidade empresarial com a crescente fragmentação da economia global e as implicações significativas para os problemas transfronteiriços do futuro, como mudanças climáticas e finanças digitais.
O Manifesto de Genebra é uma chamada para renovar o multilateralismo, as ações coletivas e para um novo espírito de cooperação que faça com que o comércio global funcione a favor das pessoas e do planeta. Confira o documento em inglês na íntegra aqui.