Integridade e credibilidade são pilares fundamentais da ICC, referência na elaboração de padrões para o setor privado e boas práticas internacionais sobre esse tema. Cada vez mais as empresas têm se deparado com situações e cenários desafiadores no mundo todo – entre pandemias, conflitos geopolíticos e cenários que impactam sua reputação. Situações como essas podem afetar toda cadeia de valor e a sociedade em que operam de forma positiva ou negativa, com impacto direto nos negócios internacionais e na atração de investimentos.
Neste sentido, a ICC Brasil realizou o lançamento das versões em português da publicação inédita “Diretrizes da ICC sobre negócios responsáveis em contextos desafiadores” e das “Regras da ICC sobre Combate à Corrupção”, atualizadas em 2023. Ambas as publicações foram lançadas durante a 5ª edição da ICC Integrity Conference, que ocorreu no dia 21 de agosto no escritório do Pinheiro Neto Advogados, em São Paulo.
As “Diretrizes da ICC sobre negócios responsáveis em contextos desafiadores” são uma ferramenta fundamental de conduta empresarial responsável, com o objetivo de promover orientações para a tomada de decisão das empresas, mitigação de riscos e preparação para lidar com crises. O documento abrange métodos de permanência ou saída de países que enfrentam crises, conflitos ou outros contextos desafiadores.
Para que todas as empresas estejam em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis dos países em que estão estabelecidas e onde operam, as “Regras da ICC sobre Combate à Corrupção”, são um conjunto de ferramentas de negócios, destinado a ser usado pelas empresas como complemento para instrução legislativa.
Agradecemos a contribuições dos líderes da Comissão de Integridade e Responsabilidade Corporativa, José Alexandre Neto (Sócio, Pinheiro Neto Advogados), Leonardo Lopes (Sócio, PwC), Milena Sbrana (Diretora Jurídica, ABB) e Reynaldo Goto (Chief Compliance Officer) e as responsáveis pela tradução e revisão dos documentos: Danielle Berini (Analista Sênior de Policy, ICC Brasil), Luisa Mesquita (Advogada Associada, Pinheiro Neto Advogados), Núria Lana (Gerente Forensic Services, PwC Brasil), Paula Costim (Gerente de Policy, ICC Brasil), e Sue Ellen Lai Pitta, (Gerente de Compliance Consultivo, BRF).
Acesse os documentos na íntegra: Diretrizes da ICC sobre negócios responsáveis em contextos desafiadores e Regras da ICC sobre Combate à Corrupção.