O movimento Aliança Brasil 4.0, lançado em fevereiro pela ICC Brasil, ganhou cinco novas adesões: ABB, HP, IHM (Grupo Stefanini), Minitab e TOTVS. O projeto é um compromisso público de 20 empresas com o desenvolvimento e a democratização da Indústria 4.0 no Brasil e faz parte das iniciativas da Comissão de Economia Digital da entidade, que tem como um de seus objetivos ajudar inserir a indústria brasileira na cadeia de valor mundial por meio da tecnologia. “A nossa missão é promover ações para difusão da utilização de tecnologias, processos e aplicações da manufatura avançada em todos os níveis”, explica Gabriel Petrus, diretor executivo da ICC.
Essa plataforma possui seis principais frentes de atuação:
– promover a democratização da indústria 4.0, conectando o Brasil aos padrões internacionais de inovação;
– conectar as empresas brasileiras às iniciativas que já acontecem no mundo (via plataforma da ICC);
– promover ações para difusão da utilização de tecnologias, processos e suas aplicações;
– identificar oportunidades internacionais para o setor privado brasileiro (via ICC);
– promover projetos de capacitação e treinamento;
– promover o diálogo com governo e reguladores.
“Integrar a Aliança 4.0 reafirma nosso comprometimento com o desenvolvimento tecnológico do Brasil e com a democratização das tecnologias inovadoras no parque fabril nacional, colocando a indústria brasileira na era da Indústria 4.0 e da Revolução da Energia. A digitalização reflete em produtividade, redução de custos e mais segurança para trabalhadores e processos. No Brasil, as iniciativas avançam em segmentos como o de alimentos e bebidas, mineração, energias renováveis e outros, mas ainda há muito espaço para crescer”, diz Rafael Paniagua, presidente da ABB Brasil, empresa que tem um parque instalado de 70 milhões de dispositivos em todo o mundo e mais de 210 soluções digitais – ABB Ability™ – que permitem às indústrias dar um salto tecnológico rumo à Quarta Revolução Industrial.
Panorama da Indústria 4.0 no Brasil
Durante o evento, a BSA Foundation anunciou a realização de uma pesquisa para traçar o panorama da Indústria 4.0 no Brasil. O objetivo do levantamento é medir o impacto que esse novo paradigma pode trazer para além da manufatura, identificar como as novas tecnologias podem trazer avanços, definir caminhos para pequenas e médias empresas embarcarem nessa nova era e recomendar caminhos regulatórios a serem percorridos. A expectativa é de que o estudo seja concluído ainda em 2018.
Mais informações:
Paula Alface Dubois – paula.alface@nectarc.com.br
(11) 5053-5118 e (11) 94502-0396