Com o objetivo de apoiar a estruturação do mercado de carbono regulado no Brasil, a ICC Brasil e a WayCarbon realizaram, em 08 de agosto, o Workshop “Diretrizes para aceitação de compensações no Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões”, em Brasília. O evento reuniu cerca de 40 representantes de diversos ministérios envolvidos no tema e marcou a conclusão da primeira etapa do projeto financiado pelo UK PACT, cujo objetivo é elaborar recomendações para o sistema brasileiro de comércio de emissões, baseadas em experiências internacionais.
Gabriella Dorlhiac, diretora-executiva da ICC Brasil, abriu o encontro e enfatizou a importância do setor privado na luta contra as mudanças climáticas. Segundo ela, “a transição para uma economia de baixo carbono exige investimentos significativos, e os mercados de carbono são vistos como essenciais para as empresas brasileiras em suas jornadas de descarbonização.”
A abertura do Workshop também contou com a participação de João Francisco Paiva Avelino, Diretor do Departamento de Descarbonização e Finanças Verdes do MDIC; Elizabetta Colodetti Albernaz, Gerente ICF – Energia e Descarbonização da Indústria do Governo do Reino Unido no Brasil; e Henrique Pereira, Co-fundador e COO da WayCarbon.
As diretrizes discutidas no evento foram resultado de uma análise abrangente de documentos, consultas ao setor privado e instituições da sociedade civil e diálogos com gestores de sistemas de comércio de emissões em outras jurisdições, como China, Coreia do Sul e Califórnia. Beatriz Soares, Coordenadora-Geral de Finanças Verdes do MDIC, introduziu o tema, enquanto a equipe da WayCarbon compartilhou conclusões de experiências internacionais e discutiu escopos e padrões independentes de certificação, e requisitos de qualidade e integridade.
O encontro proporcionou uma oportunidade para os membros do Grupo Técnico de Natureza Temporária do SBCE (GTT SBCE) e representantes do governo federal discutirem os resultados do relatório técnico e refletirem sobre o cenário futuro, após a aprovação do PL, de estruturação do mercado de carbono regulado nacional.
Agradecemos à Secretaria de Economia Verde do MDIC pela parceria e ao Governo do Reino Unido pelo apoio, além de todos os envolvidos na construção das recomendações.
Deseja integrar a lista de contatos do projeto e colaborar com a construção do SBCE? Se inscreva neste formulário.
Confira os principais resultados do projeto até o momento no 2º Boletim Informativo! Em sua segunda edição, iremos abordar as atualizações do projeto após a publicação da primeira versão. Neste boletim, você ficará por dentro de: i) principais atividades realizadas, e ii) próximas etapas.