O Estudo “Oportunidades para o Brasil em Créditos de Carbono”, feito pela ICC Brasil em parceria com a WayCarbon chega em sua segunda edição, com uma avaliação inédita do ecossistema nacional do mercado de carbono, destacando também as principais barreiras para alcançarmos os potenciais do Brasil.
O lançamento ocorreu no dia 6 de outubro, no evento “Pré-COP27: Expectativas e engajamento do setor privado”, organizado pela ICC Brasil em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
Nesta segunda edição, foram feitas atualizações após a COP26 dos mecanismos do Artigo 6° e do contexto nacional. O estudo aponta que, na próxima década, o Brasil tem potencial para suprir até 48,7% da demanda global do mercado voluntário e até 28% da demanda global do mercado regulado no âmbito da ONU.
Entre os resultados, foi observado que o potencial do Brasil, que já é um líder natural e foco de oportunidades de descarbonização e soluções baseadas na natureza, ficou ainda maior, de forma que a participação brasileira na oferta de créditos mundiais entre 2019 e 2021 subiu de 3% para 12%.
Com relação ao potencial de transação de créditos de carbono brasileiros até 2030, em 2021 estimou-se em até US$ 100 bilhões, sendo que, para este ano, a estimativa é de um aumento para até US$ 120 bilhões em 2030.
Dentre as recomendações para o governo brasileiro, estão: trazer definições claras para as Unidades Federativas sobre projetos jurisdicionais e procedimentos para implementação; e aproveitar o movimento de preparação para um mercado regulado no Brasil, iniciado com o Decreto, para viabilizar uma série de medidas institucionais para uma boa operação dos mercados de carbono.
Agradecemos às empresas apoiadoras Bayer, BP, Deloitte, Shell, Marfrig, Trench Rossi, Natura, IBA, Santander, Microsoft, Schneider Electric, Itau, Tauil & Chequer, Eneva, e a todos que contribuíram para o desenvolvimento deste importante estudo, em suas duas edições. A expectativa é de que as principais conclusões possam oferecer subsídios para negociadores, formuladores de políticas, comunidade empresarial e sociedade de forma ampla, em preparação para a COP 27 e outros fóruns relevantes.
Confira o relatório completo, sumário executivo e fact sheet.
Acesse também as versões em inglês do relatório completo, do sumário executivo e do fact sheet do Estudo.