As regras Incoterms® (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) são uma norma internacionalmente reconhecida e são usadas no mundo inteiro em contratos nacionais e internacionais para a venda de mercadorias.

Os Incoterms® têm como finalidade definir a responsabilidade dos compradores e vendedores por ocasião da entrega do produto, conforme o contrato de venda. Os termos determinam os custos e riscos das partes.

Primeiramente publicadas em 1936, os Incoterms® tem auxiliado importadores, exportadores, advogados, transportadores, seguradoras e graduandos da área internacional por mais de 75 anos. Eles são reconhecidos pela UNCITRAL como o padrão global para a interpretação dos termos mais comuns em comércio internacional.

Lançadas em setembro de 2010, a última edição das regras, chamada Incoterms® 2010, entrou em vigor em 1 de janeiro de 2011. Todos os contratos feitos sob as regras Incoterms® 2000 continuam válidos após 2011.

Através dos anos, a ICC tem desenvolvido uma gama de produtos e serviços voltados para os usuários dos Incoterms® 2010: 

Publicações:
Além do conjunto de regras oficiais, que está disponível em inglês e em português, a ICC publicou um guia oficial, “ICC Guide to Incoterms”, para a utilização eficiente dos Incoterms®2010. Outra publicação é o “Incoterms®2010 Q&A”, uma compilação de dúvidas frequentes e respostas. Em 2020, haverá uma nova versão das regras.

Treinamento presencial:
Treinamentos sobre as regras Incoterms®  podem ser organizados pela ICC Global mediante solicitação. Estes treinamentos são preparados adequando-se ao perfil dos participantes e são realizados nos Comitês Nacionais da ICC. É requerido um mínimo de 20 participantes. Caso haja interesse, entrar em contato com a ICC Brasil.

Curso online:
Já estão abertas as inscrições para o curso oficial de certificação da ICC sobre os novos Incoterms® 2020, confira aqui