• 03/04/2020

O comércio e as regras comerciais possuem papel fundamental nas respostas de saúde e econômica da crise da Covid-19, para que estas sejam de fato efetivas. Buscar evitar as dirupções nas cadeias globais e manter o funcionamento do comércio internacional é essencial para mitigar os impactos econômicos e sociais do novo contexto global. 

O Secretário-Geral da International Chamber of Commerce (ICC), John W. H. Denton, e o Presidente da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, lançaram uma declaração conjunta, em que defendem que medidas comerciais relacionadas à pandemia devem ser “direcionadas, proporcionais, transparentes e temporárias”. Também ressaltam a importância de manter os fluxos de comércio, especialmente de produtos da saúde e de alimentos.

A ICC e a OMC acreditam que nesse tempo de incertezas, mais do que responder à crise no presente, é necessário ter uma visão clara do futuro. Esforços para melhorar e fortalecer o sistema de comércio global – incluindo a própria OMC – devem, portanto, continuar. 

A ICC, apoiada pela OMC, realizará uma mesa redonda extraordinária, que buscará fornecer recomendações construtivas aos governos sobre medidas de política comercial que possam ser prontamente implantadas para acelerar a resposta à pandemia da Covid-19 no curto e no médio prazo.

Documento:

- ICC-WTO joint statement for increased action on trade

 

Share