• 25/11/2020

O segundo painel do último dia de debates do 3º Encontro "O Brasil Quer Mais (BR+)", organizado pela ICC Brasil, contou com a participação de Paulo Hartung, Presidente Executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), de Rodrigo Agostinho, Deputado Federal e Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, Jaime Oliveira, Diretor de Assuntos Públicos, Ciência e Sustentabilidade da Bayer Brasil, e foi moderado por Gabriella Dorlhiac, Diretora Executiva da ICC Brasil. 

“A sustentabilidade é um caminho sem volta”, resumiu Rodrigo Agostinho, Deputado Federal e Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.  

A discussão ressaltou que mudanças geracionais e no padrão de consumo tem impulsionado a importância da sustentabilidade no comércio internacional e que essa agenda se torna essencial para inserção internacional do Brasil. “É nesse mundo que agenda ambiental se coloca no centro do comércio internacional. Precisamos aumentar nossa participação no comércio, que é muito pequena, e, portanto, essa é uma questão de Estado”, afirmou Paulo Hartung, Presidente Executivo da Ibá.  

O Acordo Mercosul-UE foi citado como um marco para o desenvolvimento do comércio sustentável, uma vez ratificado. “O Acordo Mercosul-UE é essencial para recuperação dos dois blocos pós-pandemia e, se ratificado, sedimentará as bases para um comércio sustentável”, afirmou Jaime Oliveira, Diretor de Assuntos Públicos, Ciência e Sustentabilidade da Bayer Brasil.  

Destacou-se ainda que cada vez mais o mercado tem influenciado a tomada de decisões e que uma maior inserção internacional do Brasil também demanda maior participação do setor privado em grandes discussões globais. “A participação do setor privado nas grandes discussões globais é extremamente importante e continuaremos trabalhando para impulsionar a voz das empresas brasileiras internacionalmente”, disse Gabriella Dorlhiac, Diretora Executiva da ICC Brasil. 

Assista a íntegra do debate aqui

Share