• 07/06/2019

A primeira edição do ICC National Committee Initiative of the Year Award consagrou a ICC Brasil pelo desenvolvimento da ferramenta de IA ‘Cognitive Trade Advisor’ (ITTI/CTA), projetado para fornecer soluções cognitivas para melhorar a forma como os delegados preparam e executam negociações comerciais. O CTA da ICC Brasil é produto dos resultados da Intelligent Tech and Trade Initiative (ITTI), uma iniciativa ICC que examina o uso de IA e blockchain no mundo do comércio internacional.

O ICC National Committee Initiative of the Year Award é um prêmio anual que reconhece iniciativas tomadas por comitês nacionais para melhorar a forma como trabalham, atender aos membros da ICC, aumentar a conscientização sobre um tema prioritário para ICC, e/ou que levam a mudanças positivas no ambiente político e regulatório. Projetos ou atividades realizadas por comitês nacionais nos últimos 12 meses, que incorporam a missão da ICC de fazer os negócios funcionarem para todos, todos os dias, em todos os lugares, foram considerados para o prêmio. Os vencedores do prêmio foram anunciados em Paris, durante a celebração do 100º aniversário da ICC no final de maio.

Em parceria com a IBM, a plataforma ITTI-CTA pode ler, escanear, classificar e interpretar milhares de cláusulas dispostas em acordos comerciais. A plataforma, impulsionada pelo software IBM Watson, acelerará a preparação de delegados e aumentará a precisão, a produtividade e a qualidade das negociações comerciais.

Daniel Feffer, presidente da ICC Brasil e fundador da ITTI, disse: “O desenvolvimento de ferramentas, como o CTA, é um primeiro passo para reformular as negociações comerciais como as conhecemos, com IA impulsionando a cooperação global”.

Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), afirmou:

“Parabéns à ICC Brasil por essa grande conquista. O Cognitive Trade Advisor é uma ferramenta pioneira, usando IA e blockchain para apoiar a cooperação comercial. Essa plataforma e seus dados relacionados ao comércio poderiam fornecer um apoio inestimável aos negociadores. Estamos felizes que esta iniciativa tenha sido lançada no Fórum Público da OMC no ano passado, dando mais uma vez importância à forte parceria entre a ICC e a OMC.”

O projeto, que foi co-dirigido por Marcos Troyjo, ex-diretor da ITTI e agora Secretário Especial da Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Brasil, promove a visão da ICC para permitir que a tecnologia apoie políticas comerciais multilaterais e forneça benefícios a todos na sociedade. Em seu discurso aos participantes da ICC Centenary Summit em 28 de maio, Troyjo discorreu sobre como o comércio internacional pode criar milagres econômicos ou países com crescimento econômico sustentado ao longo do tempo. Como um país em desenvolvimento, o Brasil continua a abrir sua economia e negociar novos acordos comerciais como meio de gerar crescimento econômico sustentado, explicou Troyjo.

Gabriel Petrus, diretor executivo da ICC Brasil, que co-dirigiu o projeto e liderou o desenvolvimento do CTA com a IBM, recebeu o prêmio em nome da ICC Brasil no encontro anual de líderes de comitês nacionais da ICC, que aconteceu em 28-29 de maio na sede global da ICC em Paris.

Ao receber o prêmio, Petrus afirmou: “A ICC Brasil está realmente honrada em receber esse reconhecimento de nossos colegas dos comitês nacionais. Esperamos que a plataforma ITTI-CTA sirva como uma ferramenta útil para o aprimoramento do comércio multilateral”.

No geral, houve 26 inscrições de todo o mundo para o prêmio com duas rodadas de votação - primeiro uma votação regional para determinar os vencedores em cada respectiva região, depois uma votação global para determinar os vencedores gerais. Aproximadamente 100 pessoas de todo o mundo participaram da votação, incluindo comitês nacionais da ICC, membros da Diretoria Executiva da ICC, e o Secretário Geral da ICC, John W.H. Denton AO.

Após a ICC Brasil, o programa conjunto ICC-UNHCR da ICC Bangladesh para Refugiados Rohingya ganhou o segundo lugar, enquanto o Projeto ABC da ICC Albânia (Coalizão Empresarial Anti-corrupção) ficou em terceiro lugar.

“Ficamos particularmente impressionados com o impacto do programa conjunto ICC-UNHCR do ICC Bangladesh para os refugiados Rohingya. É realmente uma história maravilhosa e inspiradora sobre como os negócios podem fazer a diferença na solução de problemas relacionados a um desastre causado pelo homem”, disse o secretário geral da ICC na Bélgica, Mathieu Maes.

“Cada uma das 26 inscrições foi impressionante e foi inspirador para os colegas aprenderem sobre todos os projetos inovadores que os comitês nacionais em todo o mundo lançaram para melhor atender suas comunidades de negócios e membros”, disse Mary Kelly, Diretora dos Comitês Nacionais e Membros da ICC, que criou o prêmio e executou o programa.

Share