• 17/07/2017

O novo status de membro-observador da ICC na ONU trouxe neste mês os primeiros resultados para as empresas brasileiras. No âmbito do High-Level Political Forum (HLPF) on Sustainable Development da ONU, a ICC se tornou o ponto focal de participação do setor privado brasileiro na apresentação de casos de sucesso na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Agenda 2030.

Através da ICC, Fibria, Grupo Boticário, Natura, Engie, Banco do Brasil e Bradesco apresentarão seus cases durante o HLPF e o SDG Business Forum, promovido em parceria com a ONU.

Nesta segunda-feira (17 de julho), o Grupo Boticário estará ao lado do ministro do Planejamento da Suécia, Ardalan Shekarabi, e do secretário-geral da ICC, John Danilovich, para apresentar projetos de pesquisa científica em conservação de espécies e habitats e de manutenção de mais de 11 mil hectares de áreas protegidas. Pela primeira vez, uma indústria brasileira estará em uma mesa no fórum de alto nível da ONU.

A fabricante de celulose Fibria apresentará seus casos durante o SDG Business Forum além de participar de programa da UN TV. Outras iniciativas apresentadas serão da fabricante de cosméticos Natura, a geradora de energia elétrica Engie, Banco do Brasil e Bradesco.

No dia 18, as empresas brasileiras ainda participarão de almoço com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Confira abaixo as experiências que as empresas brasileiras levarão para o mundo através da iniciativa da ICC.

 

FIBRIA

- ODS 1 - ERRADICAÇÃO DA POBREZA

Os programas sociais da Fibria em áreas rurais no Brasil beneficiam mais de 5.000 famílias e geram um crescimento de renda entre 4 e 5 salários mínimos por família.

FIBRIA - ICC - HLPF.png

 

- ODS 13 - AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA

As florestas nativas da Fibria e as plantações comerciais de eucalipto representam um estoque de carbono significativo de mais de 18 milhões de toneladas de CO2 equivalente.

 

 

GRUPO BOTICÁRIO

- ODS 15 - VIDA SOBRE A TERRA

Financiamentos e doações

A Fundação Grupo Boticário é uma das maiores patrocinadoras de projetos ambientais da América do Sul. Até hoje, mais de 1500 projetos de pesquisa científica foram financiados pela fundação, beneficiando inúmeras espécies e seus respectivos habitats.

Proteção de Áreas Naturais

Mantivemos duas Áreas Privadas Protegidas totalizando mais de 11000 hectares nos biomas mais ameaçados no Brasil. Mais de 100 pesquisas científicas foram realizadas nas reservas e mais de 130 mil pessoas visitaram as áreas até agora.

 

 

NATURA

- ODS 4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

O Instituto Natura administra e aplica os fundos gerados pelas vendas da linha Crer para Ver de produtos não cosméticos, cujos lucros são utilizados integralmente para apoiar projetos voltados à melhoria da qualidade da educação pública. Em 2016, R$ 38 milhões foram arrecadados no Brasil e nas operações na América Latina, beneficiando mais de 1.200 escolas e organizações e 550 mil estudantes.

A Natura também desenvolveu um programa educacional para os consultores Natura e suas famílias, oferecendo bolsas de estudos parciais e integrais para experiências de aprendizado, tais como: cursos preparatórios para ENEM, treinamento vocacional, programas de ensino superior e cursos de idiomas. Nos primeiros meses do programa, mais de 25 mil pessoas voltaram a estudar.

 

- ODS 7 - ENERGIA ACESSÍVEL E LIMPA

Através do Programa Carbono Neutro, lançado em 2007, a Natura compra créditos de carbono apenas de projetos associados à regeneração e manutenção florestal, à eficiência energética ou à substituição de combustíveis fósseis. Atualmente este portfólio é composto por 63% de projetos de energia e 37% de iniciativas florestais.

 

Em 2016, 96% do consumo de energia da Natura proveio de fontes renováveis. A empresa também mapeou 11 oportunidades para diversificar suas fontes de energia renováveis ​​e já começou a implementar algumas dessas opções.

 

 

ENGIE

- ODS 3 - SAÚDE E BEM ESTAR

Programa “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável”, uma parceria da Fundação Engie e da ONG Inmed Brasil.

O programa é focado na saúde e educação de crianças e jovens, trabalhando na melhora das condições de saúde, nutrição e higiene pessoal e ambiental das famílias em condição de vulnerabilidade social.

Em 5 anos de projeto, mais de 30.000 crianças já foram assistidas.

O programa ainda desenvolve ações de educação participativa em saúde preventiva e nutrição, tratamento de crianças com infecção parasitária intestinal e promove o envolvimento de suas famílias e comunidades;

Atua em regiões com extrema escassez de infra-estrutura de saneamento e água potável, implementando o método SODIS de acesso à água potável.

 

- ODS 6 - ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO

Programa de Conservação de Nascentes

O programa tem o objetivo de proteger as nascentes de água e garantir o abastecimento e a qualidade da água para as comunidades locais, nas suas gerações presentes e futuras. Isso ocorre através de parcerias estabelecidas entre a empresa, entidades sociais e comunidades locais. Os resultados do programa já atingiram uma grande escala, contribuindo para a conservação de aproximadamente 1.350 nascentes e mais de 1.500 famílias envolvidas e beneficiadas.

 

- ODS 9 - INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA

 

Engie - ICC - HLPF.png
 

 

BANCO DO BRASIL

- ODS 5 - IGUALDADE DE GÊNERO

O Banco do Brasil desenvolve em todo país um programa de microcrédito urbano que já realizou mais de 45,000 empréstimos (totalizando cerca de US$100 milhões) para PMEs e empreendedores, sendo mulheres 50% do total de beneficiados.

Banco do Brasil - ICC - HLPF.png


 

BRADESCO SEGUROS

- ODS 1 - ERRADICAÇÃO DA POBREZA

Bradesco Seguros utiliza um "banco flutuante" na Amazônia, permitindo que 35,000 contas sejam abertas e 4.5 milhões de operações financeiras sejam executadas.

 

Bradesco - ICC - HLPF.png

Compartilhar