• 30/06/2017

ICC Brasil Senior Policy Advisor 

Nível hierárquico: Coordenação

Local:​ São Paulo/SP 

Data de expiração: 30/07/201​7

 

Descrição do cargo:

O ICC Brasil Senior Policy Advisor promoverá no país a difusão de agendas transnacionais em prol do crescimento econômico, geração de empregos e comércio internacional. O profissional será responsável pela implementação da estratégia de policy da ICC Brasil, coordenação das comissões temáticas da entidade no Brasil e interface com a sede global da ICC em Paris. Deverá liderar as negociações entre as empresas membros da ICC, bem como promover junto ao governo, setor privado e stakeholders-chave a difusão e implementação de políticas, regras e práticas internacionais sobre temas relacionados ao comércio internacional, tributação, propriedade intelectual, concorrência, economia digital, meio ambiente e energia, trade finance, aduanas, e contratos internacionais.

 

Sobre a International Chamber of Commerce (ICC):

A ICC é a voz do setor empresarial junto a governos e organismos internacionais na criação de regras do comércio internacional, advocacy da autorregulação empresarial e promoção da abertura comercial e do desenvolvimento econômico. Estabelecida no Brasil em 2014, com apoio da CNI, a ICC Brasil tem como missão ampliar a influência global das empresas brasileiras na construção das regras que regulam o comércio e investimentos, além de atuar pela melhora do ambiente de negócios no país. A ICC tem tido papel ativo junto à ONU, OMC e G-20, razão pela qual também é conhecida como The World Business Organization. No Brasil, o Conselho Superior da Organização é formado por CNI, Embraer, Suzano Papel e Celulose, FIEMG, Machado Meyer e Bank of America Merrill Lynch. 

 

Principais atividades do cargo: 

- Executar no Brasil a estratégia de policy-advocacy da entidade, com reporte ao Diretor Executivo da entidade, promovendo a gestão dos projetos e atividades das comissões temáticas da ICC nas seguintes áreas: Aduanas, Anticorrupção, Arbitragem, Concorrência, Contratos Internacionais, Economia Digital, Políticas de Comércio e Investimento, Propriedade Intelectual e Energia e Meio-Ambiente.

- Liderar a elaboração e implementação dos projetos de policy advocacy dos comitês temáticos, bem como a coordenação das task-forces (forças-tarefas) formados pelas empresas.

- Assessorar os presidentes dos Comitês Temáticos da ICC no planejamento da agenda anual, realizando a interface com os policy-managers das Comissões Globais da ICC, em Paris.

- Promover a difusão e implementação das políticas construídas pelas comissões globais da ICC, engajando associados brasileiros nas reuniões, promovendo a divulgação no Brasil da agenda internacional da entidade.

- Monitorar as políticas em discussão pelo governo brasileiro referentes a temas afins da ICC no Brasil, bem como mapear atores do setor público e privado relevantes para a construção de coalizões voltadas à implementação dos projetos de interesse da ICC.

- Preparar relatórios, informes e posicionamentos a serem entregues ao governo brasileiro e demais stakeholders do setor público e privado. 

 

Perfil desejado:

- 5 a 10 anos de formado, com sólida experiência em relações governamentais e public policy, no setor público, privado, ou em organizações internacionais.

- Experiência em assuntos corporativos, temas internacionais e na implementação de políticas relacionadas a uma das seguintes área: economia internacional, comércio internacional ou direito internacional.

- Perfil de liderança, capaz de conduzir negociações entre diferentes stakeholders e promover a construção de consensos no setor privado. 

- Experiência na gestão de projetos e de equipes. 

- Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais.

- Graduação em Relações Internacionais, Economia, Direito ou Ciência Política. 

- Desejável mestrado, MBA ou pós-graduação em áreas correlatas.

- Fluência em inglês.

 

Interessados deverão enviar CV em inglês e português para iccbrasil@iccbrasil.com com o assunto "Selecao - ICC Policy Team". 

Compartilhar