• 12/06/2017

Nesta semana, o Executive Board global da ICC aprovou seu novo policy statement  “ICT, policy and sustainable economic develpment” para difusão em diversas jurisdições em todo o mundo, inclusive no Brasil. O documento foi lançado hoje (12) pela ICC durante o World Summit on the Information Society Forum (12-16 Junho, em Genebra) e será também utilizado nos debates do UN High-Level SDG Political Forum (10-19 Julho, em NY).

Para a ICC Brasil, a ferramenta acrescenta aos debates regulatórios locais novos argumentos (de natureza econômica, social e internacional) em favor de políticas modernas para o setor. O documento relaciona, em detalhes, como um ambiente regulatório moderno – que garanta a livre circulação de dados/ cross border dataflow, a interoperabilidade, spectrum allocation, e intraestrutura de TICs – contribui para a realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 

O documento também enfatiza a necessidade de envolver todos os stakeholders no processos de formulação das políticas, trazendo para o debate as visões da comunidade empresarial, sociedade civil e grupos técnicos. Deste modo, visa estabelecer políticas econômicas e de governança que sejam transversais e interligadas para apoiar as transformações digitais.

Como parte da estratégia de implementação da iniciativao Secretariado-Geral da ICC promoveu na semana passada conference call para estabelecer metas para difusão e aplicabilidade do documento, de modo a promover a utilização pelas empresqas das tecnologias de informação e comunicação para alavancar os ODSs.

Confira o policy statement na íntegra em: https://iccwbo.org/publication/ict-policy-sustainable-economic-development/

Compartilhar