• 19/05/2017

Utilizando-se de sua presença na ONU, a ICC lança nesta semana campanha voltada a estimular os governos a adotar mecanismos que favoreçam o financiamento ao comércio internacional. A posição da entidade será levada ao Fórum de Financiamento para o Desenvolvimento (FfD), que ocorre nesta semana em Nova York, no âmbito das Nações Unidas.

O engajamento da ICC se dá no contexto da publicação de uma nota da entidade em que são levantadas preocupações sobre o déficit estimado de US $ 1,6 trilhão no financiamento do comércio, que além de prejudicar o crescimento econômico tem incentivado crimes financeiros.

Ao longo da semana, a ICC mobilizou as delegações dos países presentes sobre a importância do tema com o objetivo de garantir referências específicas sobre trade finance no texto final da conferência, a ser publicado ao final do encontro.

As recomendações da ICC na referida nota endereçam objetivamente a necessidade de se criar, sob liderança das Nações Unidas, mecanismos para frear a tendência de queda erosiva no financiamento do comércio, que tem como consequência a diminuição de oportunidades de negócios para o empresariado, além de estabelecer obstáculos para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals).


Na atual conjuntura de retórica anti-globalização, a ICC expressa em suas manifestações junto ao FfD que é fundamental que os países e empresas se posicionem em prol do comércio internacional como alavanca para a retomada do crescimento econômico sustentável.

Compartilhar