• 19/10/2017

A ICC Brasil já está recebendo propostas para a nova iniciativa global da entidade junto à OMC, que busca deias inovadoras e práticas destinadas a encorajar as pequenas e médias empresas (PMEs) aumentarem sua participação no comércio mundial.

 

Apesar da sua importância econômica nos países desenvolvidos, em desenvolvimento e nos países subdesenvolvidos, a participação das PMEs no comércio é desproporcionalmente pequena, muitas vezes porque desconhecem o mercado potencialmente mais amplo e, tradicionalmente, não têm recursos para ingressar em processos comerciais muitas vezes complexos. No entanto, as novas tecnologias têm ajudado a neutralizar esses obstáculos e a criar condições de igualdade para as pequenas empresas do comércio internacional.


Nesse sentido, o Secretário-Geral da ICC, John Danilovich, e o Diretor-Geral da OMC, Roberto Azevêdo, anunciaram nova iniciativa para que empresas e organizações do setor privado apresentem propostas que possam ajudar as PMEs a participarem no comércio internacional. O objetivo é aumentar a conscientização sobre as barreiras que as PMEs enfrentam ao fazer negócios internacionais, destacar as experiências e as histórias de sucesso das PMEs que já comercializam internacionalmente, facilitar o acesso a informações críticas e elevar habilidades entre as PMEs para possibilitar a diversificação dos mercados de exportação .
 

As propostas deverão ser apresentadas em uma apresentação em inglês de até 3 páginas com a descrição da ideia, seu projeto de implementação e seus potenciais impactos para as PMEs. A ICC e a OMC oferecerão apoio técnico, expertise e exposição global aos projetos selecionados.

 

Os primeiros dois projetos aprovados foram o “Small Businesses Going Global Video Challenge”, da Google, e o “World Net for Small Businesses”, da Union of Chambers of Commerce of Macedonia.

 

Mais informações e envio de propostas: iccbrasil@iccbrasil.com

Compartilhar