Por meio de sua Comissão Global de Politícas de Comércio e Investimento, a ICC busca influenciar nas orientações estratégicas da Organização Mundial do Comércio, e elabora recomendações para impulsionar as negociações comerciais multilaterais. Outro foco da Comissão é a promoção de marcos regulatórios que incentivem os investimentos internacionais.

A Comissão e a liderança da ICC tiveram um papel essencial en impulsionar a adoção do Acordo de Facilitação do Comércio pelos países membros da OMC, em dezembro de 2013.

Em 2015, através da publicação de um relatório pelo Peterson Institute, a Comissão desenvolveu uma série de recomendações para acelerar negociações comerciais multilaterais e ampliar a agenda da OMC. Os membros da Comissão também contribuem ativamente com o trabalho da B20 Trade Task Force, que ajuda a moldar a agenda de comércio internacional do G20.

Trabalhos atuais da Comissão incluem a melhoria dos quadros regulatórios para investimento externo direto, além da relação entre acordos comerciais mega-regionais e o sistema commercial multilateral.

Representantes da OMC, UNCTAD, OCDE e governos nacionais são regularmente convidados a comparecer às reuniões da Comissão e discutir sobre os últimos desenvolvimentos no comércio global e nas políticas de investimento.

Os membros da Comissão são executivos de empresas, associações empresariais, escritórios de advocacia e outras entidades com um interesse em promover a redução dos obstáculos ao comércio internacional.

Presidente da Comissão Global:
James Bacchus, Chair, Greenberg Traurig's Global Practice Group (Estados Unidos)

Consulte aqui mais informação sobre o trabalho desta Comissão.

None