A Comissão Global de Economia Digital desenvolve posições políticas e ferramentas práticas sobre tecnologia de informação e comunicação (TIC) em nome da comunidade mundial de provedores, operadores e empresas usuárias de TIC.

Recentemente, a Comissão conduziu esforços de advocacy para defender a visões empresariais no desenvolvimento de políticas e marcos regulatórios sobre proteção de dados e privacidade. Para ajudar empresas a mitigar as ameaças do cibercrime, a Comissão publicou uma guia sobre cibersegurança e está agora contribuindo ao trabalho da OCDE nesta área.

Outros focos de atividades incluem:

  • Implicações regulátorias da computação em nuvem, Big Data e Internet das Coisas;
  • Assinaturas electrónicas e autenticação digital;
  • Assuntos regulamentares e concorrêncial na prestação de serviços de comunicações eletrônicas;
  • Nomes de domínio e identificadores, em colaboração com a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

Em todas estas áreas, os membros da Comissão influem nas orientações e atividades de importantes foruns intergovernamentais, tais como a Comissão de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da ONU (CSTD), o Internet Governance Forum (IGF), e o World Summit on the Information Society (WSIS). Outros interlocutores incluem a União Europeia e governos nacionais.

A Comissão reúne líderes empresariais e profissionais de 50 países, incluindo representantes de empresas da Internet, telecomunicações, hardware, software e serviços de TI.

Presidente da Comissão Global:
Joseph H. Alhadeff, Vice Presidente, Global Public Policy, Oracle Corporation (Estados Unidos)

Consulte aqui mais informação sobre o trabalho desta Comissão.

None