A Comissão Bancária é uma entidade global líder na formulação de regras e inteligência de mercado para a indústria do financiamento do comércio (“trade finance”). Seu principal objetivo é a criação de regras e diretrizes universalmente aceitas para o uso de cartas de crédito, pedidos de garantias, forfaiting, e “supply chain finance”.

Usado por praticantes de carta de crédito no mundo todo, as Regras e Usos Uniformes sobre Créditos Documentários – conhecido como UCP 600 – são as regras privadas para comércio de maior sucesso já desenvolvidas. Banqueiros, comerciantes, advogados, transportadores, acadêmicos e todos que lidam com transações de carta de crédito no mundo, se referem ao UCP 600 diariamente.

Outras regras incluem as Regras Uniformes para Pedidos de Garantias (URDG); as Práticas Bancárias Internacionais Padronizadas (ISBP); e as Regras sobre Bank Payment Obligation (BPO).

A Comissão Bancária também desenvolveu a fonte de inteligência de mercado para banqueiros e praticantes da área de financiamento ao comércio mais respeitável e confiável da indústria:

  • Todo ano, a ICC disponibiliza informações essenciais sobre as tendências do mercado através de sua publicação anual ICC Global Survey of Trade and Finance.
  • Outra publicação anual, o Trade Register Report, baseia-se em uma base de dados de transações de financiamento ao comércio para demonstrar aos reguladores e decisores políticos a natureza de baixo-risco de empréstimos e garantias que apoiam importações e exportações.

Outro foco da Comissão é a organização de eventos e seminários especializados pelo mundo, bem como o treinamento e certificação de profissionais da área de financiamento ao comércio. O mais recente projeto da Comissão é o lançamento da ICC Academy, uma plataforma online para a formação contínua de profissionais do setor.

Com mais de 600 membros de 100 países, a Comissão Bancária é a maior da ICC, e conta com um Conselho Consultivo e um Comitê Executivo.

Ao longo dos anos, a Comissão Bancária da ICC tem desenvolvido fortes parcerias com órgãos internacionais, incluindo a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Banco Mundial, o Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB), o Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento (EBRD), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Corporação Financeira Internacional (IFC), o Fundo Monetário Internacional (FMI), e SWIFT.

Presidente da Comissão Global:
Daniel Schmand, Head of Trade Finance & Cash Management Corporates EMEA, Deutsche Bank (Alemanha)

Consulte aqui mais informação sobre o trabalho desta Comissão.

None