Através da Comissão Global de Aduanas e Facilitação do Comércio, a ICC promove a reforma e modernização das aduanas, a implementação de procedimentos alfandegárias harmonizados, e mercados de transporte eficientes no mundo todo.

A Comissão contribui de forma contínua às orientações da Organização Mundial das Aduanas (OMA) sobre o valor aduaneiro, classificação e facilitação do comércio. Outros temas de trabalho incluem os programas de Operadores Economicos Autorizados, regras de origem não preferenciais, zonas de livre comércio, e a ligação entre transporte e o meio ambiente.

A Comissão está agora atuando para promover a ratificação do Acordo de Facilitação do Comércio pelos países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) e apoiar o dialogo público-privado para a implementação do Acordo em cada país. Em particular, a Comissão apoiou a criação da Aliança Global para a Facilitação do Comércio lançada em dezembro de 2015, em parceria com o World Economic Forum e o Center for International Private Enterprise.

Com mais de 250 membros provenientes de cerca de 50 países, a Comissão reúne especialistas em políticas aduaneiras, em transportes e logística, de empresas membros da ICC ou de organizações representativas destes sectores.

Presidente da Comissão Global:
Norman Schenk – Vice-Presidente, Global Customs Policy & Public Affairs, UPS (Estados Unidos)

Consulte aqui mais informação sobre o trabalho desta Comissão.

None